domingo, 30 de agosto de 2015

Frango assado com cenouras e batatas hasselback


  Geralmente, as pessoas reclamam de não ter tempo para fazer o que elas realmente gostariam de fazer.Aqui em casa não era diferente, então optamos por trabalhar menos ou de uma forma diferente, apostando de verdade nas coisas que gostamos de fazer, tendo mais tempo para desfrutar a vida. Um hábito que adquiri foi o de ir a feira. Ir a feira no sábado de manhã é o meu lance! Acho maravilhoso acordar cedo, tomar um café rapidinho e sair em busca dos ingredientes mais frescos, mais bonitos e ver toda aquela gente na mesma vibe que eu. Só não sei se eles ficam tão animados assim.

 A maior parte das pessoas que encontro lá já passaram da minha idade faz um tempinho, então tenho a impressão de ver meu nonno em todo canto. Nesse sábado tive a companhia do Ale e logo que chegamos vimos que estávamos atrasados, as barraquinhas já estavam ficando vazias. Como não tinha muito o que fazer fomos tomar um caldo de cana ou como meu pai diz "garapa", que eu sinceramente acho uma palavra muito feia... Lembrei de quando íamos até a chácara nos finais de semana e tínhamos que ajudar a fazer a tal da garapa em um negócio que eu achava muito esquisito. Mas o mais esquisito era encontrar uma garrafa pet com aquele liquido meio esverdeado guardado na geladeira por dias, meu pai e meu irmão deliciavam-se com aquilo, confesso que até hoje não sou muito fã.
Depois disso continuamos nosso caminho, compramos mais algumas coisas e quando vi os copos de leite não resisti. Quem encontra/compra essas flores e não lembra do Jorge Tadeu? (quem não entendeu, dá um google nele.)
Quem se divertiu com eles dessa vez foi a Gio.

 Enfim, são esses pequenos momentos que dinheiro nenhum paga, que com certeza não iriamos desfrutar, pois estaríamos presos em algum lugar "trabalhando".
Tudo na vida são escolhas e acho que nunca acertamos tanto.






  Domingo é dia de cozinhas daquela forma mais despreocupada, sem pressa e geralmente fazer alguns pratos que não fazemos com tanta frequência. O resultado da nossa aventura pela feira foi esse frango assado suculento. Alguém pode pensar que um frango assado não é grande novidade e não é mesmo, mas quando ele é bem feito não tem coisa mais reconfortante.


Ingredientes

1 frango inteiro (sem os miúdos)
q.b de batatas lavadas e com a casca
q.t de cenouras lavadas e com a casca
1 laranja
1 cabeça de alho
1 maço de salsinha
1 colher (sopa) de azeite de oliva
! colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de suco de laranja
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de páprica doce
1/2 colher (chá) de pimenta caiena

papel alumínio
barbante

Preparo

1. Pré-aqueça o forno em 200°C
2. Em um recipiente misture o suco de laranja, o shoyu, o azeite, a manteiga, o mel, o sal, a páprica e a pimenta. Misture bem.
3. Pincele esse molho por dentro e por fora do frango. Guarde o que sobrou.
4. Na cavidade do frango coloque a laranja cortada ao meio e o maço de salsinha, feche bem e amarre com o barbante.
5. Coloque em uma assadeira e cubra o frango com uma folha de alumínio e leve ao forno por 30 min.
6. Para as batatas, faça cortes transversais sem chegar até o fundo. Reserve.
7. Corte a parte de cima da cabeça de alho e reserve.
8. Retire o frango do forno, arrume na assadeira as batatas, as cenouras e a cabeça de alho. Pincele o molho sobre elas.
9. Volte ao forno e asse por mais ou menos 1 hr.  (Vá pincelando o molho em intervalos de 20 min.)
10. Retire do forno e deixe descansar por 10 min antes de servir.

                                             


Nenhum comentário:

Postar um comentário