quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Pastéis de nata


 Nunca tive muito contato com a culinária portuguesa, vindo de uma mistura italiana/alemã/negra/eslava obviamente não sobrou espaço para mais coisa. Mas desde que eu e o Alexandre resolvemos morar juntos, comecei a ter mais familiaridade com a cultura, visto que minha sogra sabe muita coisa. Um tempo atrás ela me deu de presente um livro chamado "A Doçaria Tradicional de Pelotas" e eu fiquei literalmente babando em todas as fotos/receitas maravilhosas que tinham nele. Para quem não conhece, os famosos doces de Pelotas são a essência da mais pura doçaria portuguesa, assentados em açúcar e ovos. Bom, até ai tudo bem, eu olhava o livro e achava lindo mas nunca me senti capaz de fazer, sempre tive a impressão de ser muito difícil, pensar em fazer um creme com tantas gemas me dava medo!

 Tudo mudou quando recebi o desafio de fazer massa folhada caseira, sempre faço croissants, mas fazer massa folhada foi diferente, tu tem que ter muito mais paciência e esperar muito tempo. No fim deu certo, mas o que fazer com a massa que sobrou? Eu não queria fazer uma torta qualquer ou congelar, queria fazer algo diferente e como que por mágica surge na minha mente a imagem dos pastéis de nata. Eureka, era isso!

 Eu não quis fazer o creme tradicional e optei por um que levava nata literalmente e que é muito mais fácil e rápido de se fazer. O passo seguinte foi solicitar a ajuda do Ale e então colocamos a massa nas forminhas, recheamos e direto para o forno super quente. Depois disso foi só partir para o abraço!

 A sensação de comer esses pastéis quentinhos,crocantes e extremamente cremosos e indescritível. Senti como se estivesse em Belem! :D
Como já disse antes a receita é super fácil e vale muito a pena "perder" uns minutinhos preparando e passar horas se deliciando.


Ingredientes

massa folhada

1 xícara (chá) de nata (creme de leite fresco)
100 gr açúcar
5 gemas
1 colher (sopa) de farinha
casca de limão
canela em pó


Preparo

Abra a massa folhada e corte círculos ligeiramente maiores do que as forminhas que vais usar.
Forre as formas com a massa folhada.
Para fazer o creme, misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar.
Tire a casca do limão e deixe amornar com o plástico filme sobre o creme para não criar "pele".
Pré-aqueça o forno em temperatura alta.
Recheie as forminhas com o creme e leve para o forno por 15 min. ou até ficarem bem tostadinhos.
Retire do forno, deixe esfriar um pouquinho e desenforme com a ajuda de uma faquinha.
Polvilhe açúcar de confeiteiro ou canela em pó.



Nenhum comentário:

Postar um comentário