quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Pudim de doce de leite



 Uma das sobremesas que todo mundo gosta lá em casa é o pudim. Estando lá na casa dos meus pais de férias resolvi fazer uma receita diferente. Meu pai sempre foi o responsável pelo pudim, ele faz de forma divina o pudim de leite condensado, todo furadinho (sim! eu gosto do pudim furadinho!),  Aliás, essa coisa de dizer que o pudim certo tem que ser lisinho é mito. Ele ser furado ou liso depende exclusivamente da temperatura na qual vai ser assado ou cozido.
 Voltando a receita, fiz um pudim de doce de leite que ficou bem lisinho e bemmm gostosinho.



Ingredientes

800 gr de doce de leite
250 ml de leite
6 gemas
1 colher (sopa) de amido de milho
10 colheres (sopa) de açúcar


 Preparo

Comece caramelizando a forma. Eu coloco o açúcar direto na forma de pudim e levo ao fogo baixo, conforme o açúcar vai derretendo vou girando a forma para caramelizar por completo.
Coloque o doce de leite (usei o leite condensado cozido), o leite, as gemas e o amido em um bowl ou liquidificador e misture tudo muito bem.
Despeje essa mistura na forma caramelizada e leve para assar em banho maria a 180°C de 30min a 1hr. Tudo vai depender do teu forno. Vá checando de vez em quando, se o pudim estiver firme, esta pronto. Deixe esfriar e desenforme passando uma faquinha nas laterais e no centro da forma.



segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Cuca de ricota e goiabada




Olá!

 Depois de um bom tempo sem atualizar o blog, estou de volta. Essa ausência tem um bom motivo, estou em Santa Catarina visitando meu pai.
 A melhor parte de estar de "férias" na casa da nossa família é poder lembrar e comer coisas que comíamos quando eramos pequenos e por um motivo ou outro não comemos mais. Pensando nisso fiz um intensivo de receitas nesse fim de semana, vai ter muita coisa boa!

 Claro que fazendo parte de uma família italiana não poderia faltar um daqueles almoços gigantescos de domingo, eu sempre gostei deles, tanto pela imensidão de comida, quanto pela bagunça. Quem cresceu nesse meio sabe que comer e falar são duas coisas que combinam perfeitamente!
  O lugar para a churrascada acontecer não poderia ter sido melhor: uma chácara com bastante espaço e longe de tudo. O convite; tragam comida, bebida, os filhos e passem o dia sem horário para nada.

Um cantinho da chácara
Churrasqueira improvisada embaixo do umbu


 A primeira receita desse domingão será essa cuca alemã de ricota (eu incrementei e coloquei a goiabada). Além da descendência italiana, também sou descendente de alemães, então a cuca sempre esteve presente e cuca com churrasco é a melhor coisa do mundo!
 Chega de papo e vamos a receita.



Ingredientes

Massa 

2 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) açúcar
1 colher (sopa) fermento químico
2 colheres ( sopa) de manteiga ou banha
250 ml de leite morno
2 ovos
1 pitada de sal
raspas de limão

Farofa

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de canela em pó
3 colheres de manteiga ou banha

ricota
goiabada


Preparo

Misture em um bowl o fermento com uma colher de açúcar, meia xícara de farinha de trigo e metade do leite morno, deixe fermentar. Aos poucos vá acrescentando o restante dos ingredientes, o açúcar, a farinha, as raspas, a canela, o sal. Coloque o restante do leite, a banha e os ovos. Mexa bem, até ficar tudo bem incorporado. A massa fica com uma consistência pegajosa.  Deixe crescer por 30 min.
Enquanto isso, prepare a farofa misturando o açúcar e a farinha de trigo, depois coloque a banha e vá incorporando com as pontas dos dedos.
Divida a massa em duas formas, coloque sobre ela a ricota esfarelada e a goiabada picada em cubos (a quantidade  depende do gosto de cada um).  Por último coloque a farofa, leve assar em forno pré-aquecido à 180°C  por 20 min.