domingo, 30 de agosto de 2015

Frango assado com cenouras e batatas hasselback


  Geralmente, as pessoas reclamam de não ter tempo para fazer o que elas realmente gostariam de fazer.Aqui em casa não era diferente, então optamos por trabalhar menos ou de uma forma diferente, apostando de verdade nas coisas que gostamos de fazer, tendo mais tempo para desfrutar a vida. Um hábito que adquiri foi o de ir a feira. Ir a feira no sábado de manhã é o meu lance! Acho maravilhoso acordar cedo, tomar um café rapidinho e sair em busca dos ingredientes mais frescos, mais bonitos e ver toda aquela gente na mesma vibe que eu. Só não sei se eles ficam tão animados assim.

 A maior parte das pessoas que encontro lá já passaram da minha idade faz um tempinho, então tenho a impressão de ver meu nonno em todo canto. Nesse sábado tive a companhia do Ale e logo que chegamos vimos que estávamos atrasados, as barraquinhas já estavam ficando vazias. Como não tinha muito o que fazer fomos tomar um caldo de cana ou como meu pai diz "garapa", que eu sinceramente acho uma palavra muito feia... Lembrei de quando íamos até a chácara nos finais de semana e tínhamos que ajudar a fazer a tal da garapa em um negócio que eu achava muito esquisito. Mas o mais esquisito era encontrar uma garrafa pet com aquele liquido meio esverdeado guardado na geladeira por dias, meu pai e meu irmão deliciavam-se com aquilo, confesso que até hoje não sou muito fã.
Depois disso continuamos nosso caminho, compramos mais algumas coisas e quando vi os copos de leite não resisti. Quem encontra/compra essas flores e não lembra do Jorge Tadeu? (quem não entendeu, dá um google nele.)
Quem se divertiu com eles dessa vez foi a Gio.

 Enfim, são esses pequenos momentos que dinheiro nenhum paga, que com certeza não iriamos desfrutar, pois estaríamos presos em algum lugar "trabalhando".
Tudo na vida são escolhas e acho que nunca acertamos tanto.






  Domingo é dia de cozinhas daquela forma mais despreocupada, sem pressa e geralmente fazer alguns pratos que não fazemos com tanta frequência. O resultado da nossa aventura pela feira foi esse frango assado suculento. Alguém pode pensar que um frango assado não é grande novidade e não é mesmo, mas quando ele é bem feito não tem coisa mais reconfortante.


Ingredientes

1 frango inteiro (sem os miúdos)
q.b de batatas lavadas e com a casca
q.t de cenouras lavadas e com a casca
1 laranja
1 cabeça de alho
1 maço de salsinha
1 colher (sopa) de azeite de oliva
! colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de suco de laranja
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de páprica doce
1/2 colher (chá) de pimenta caiena

papel alumínio
barbante

Preparo

1. Pré-aqueça o forno em 200°C
2. Em um recipiente misture o suco de laranja, o shoyu, o azeite, a manteiga, o mel, o sal, a páprica e a pimenta. Misture bem.
3. Pincele esse molho por dentro e por fora do frango. Guarde o que sobrou.
4. Na cavidade do frango coloque a laranja cortada ao meio e o maço de salsinha, feche bem e amarre com o barbante.
5. Coloque em uma assadeira e cubra o frango com uma folha de alumínio e leve ao forno por 30 min.
6. Para as batatas, faça cortes transversais sem chegar até o fundo. Reserve.
7. Corte a parte de cima da cabeça de alho e reserve.
8. Retire o frango do forno, arrume na assadeira as batatas, as cenouras e a cabeça de alho. Pincele o molho sobre elas.
9. Volte ao forno e asse por mais ou menos 1 hr.  (Vá pincelando o molho em intervalos de 20 min.)
10. Retire do forno e deixe descansar por 10 min antes de servir.

                                             


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Café gelado - Iced coffee


 Essa semana aconteceu uma coisa incrível, tá vendo ai em cima? Logo novo! A coisa mais linda do mundo, na minha modesta opinião, claro. Um muito obrigada ao responsável por ele, Shinji tu é o cara! Te pago em forma de bolo.

 Às vezes, quando demoro um pouquinho para colocar alguma receita no ar, acabo esquecendo sobre o que gostaria de falar e ontem, depois de assistir o Masterchef, ainda não estava com sono. Então comecei a pesquisar sobre o ato de escrever sobre comida e encontrei blogs interessantíssimos sobre o assunto, tanto literatura quanto poesia. Em um blog em especial, encontrei uma seção de escritores convidados e a chamada do texto de uma tal de Margie Klein era bem direta: "você não pode escrever se não lê." Não me entendam mal, eu leio, mas ultimamente não estou lendo. Me senti culpada. Quando foi que eu parei de ler e fiquei horas e horas em frente a tv vendo programas de culinária!? Eu adoro assistir alguém fazendo comida, mas não posso passar o dia assistindo, Quando nós morávamos na praia, minha sogra recebia a Zero Hora e lógico que o meu caderno favorito era o de gastronomia, tinha paixão pelas colunas do José Antonio Pinheiro Machado a.k.a Anonymus Gourmet, nunca fui muito fã dos programas dele, mas sempre achei que ele escreve muito bem. Depois que viemos para a Serra nunca mais li e agora vejo como me faz falta. Enfim, o objetivo claro aqui é voltar a ler. Incentivamos tanto a Gio, mas não estou dando o exemplo. Culpada de novo.

 Falando sobre a receita, não existe mais fácil no mundo pois só tem ingredientes, a quantidade é você quem decide. Mas uma coisa eu aviso: cuidado com o leite condensado, quando você se dá conta, já colocou a lata toda! A receita é inspirada no café vietnamita, que é um café preto bem forte com leite condensado. Delícia, delícia, delícia!






Ingredientes

café preto forte
leite condensado
cubos de gelo de café

Preparo

Passe o café e deixe ficar na temperatura ambiente.
Encha um copo com os cubos de gelo e coloque o café em temperatura ambiente.
Acrescente uma generosa quantidade de leite condensado, mexa e sirva.


quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Pastéis de nata


 Nunca tive muito contato com a culinária portuguesa, vindo de uma mistura italiana/alemã/negra/eslava obviamente não sobrou espaço para mais coisa. Mas desde que eu e o Alexandre resolvemos morar juntos, comecei a ter mais familiaridade com a cultura, visto que minha sogra sabe muita coisa. Um tempo atrás ela me deu de presente um livro chamado "A Doçaria Tradicional de Pelotas" e eu fiquei literalmente babando em todas as fotos/receitas maravilhosas que tinham nele. Para quem não conhece, os famosos doces de Pelotas são a essência da mais pura doçaria portuguesa, assentados em açúcar e ovos. Bom, até ai tudo bem, eu olhava o livro e achava lindo mas nunca me senti capaz de fazer, sempre tive a impressão de ser muito difícil, pensar em fazer um creme com tantas gemas me dava medo!

 Tudo mudou quando recebi o desafio de fazer massa folhada caseira, sempre faço croissants, mas fazer massa folhada foi diferente, tu tem que ter muito mais paciência e esperar muito tempo. No fim deu certo, mas o que fazer com a massa que sobrou? Eu não queria fazer uma torta qualquer ou congelar, queria fazer algo diferente e como que por mágica surge na minha mente a imagem dos pastéis de nata. Eureka, era isso!

 Eu não quis fazer o creme tradicional e optei por um que levava nata literalmente e que é muito mais fácil e rápido de se fazer. O passo seguinte foi solicitar a ajuda do Ale e então colocamos a massa nas forminhas, recheamos e direto para o forno super quente. Depois disso foi só partir para o abraço!

 A sensação de comer esses pastéis quentinhos,crocantes e extremamente cremosos e indescritível. Senti como se estivesse em Belem! :D
Como já disse antes a receita é super fácil e vale muito a pena "perder" uns minutinhos preparando e passar horas se deliciando.


Ingredientes

massa folhada

1 xícara (chá) de nata (creme de leite fresco)
100 gr açúcar
5 gemas
1 colher (sopa) de farinha
casca de limão
canela em pó


Preparo

Abra a massa folhada e corte círculos ligeiramente maiores do que as forminhas que vais usar.
Forre as formas com a massa folhada.
Para fazer o creme, misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar.
Tire a casca do limão e deixe amornar com o plástico filme sobre o creme para não criar "pele".
Pré-aqueça o forno em temperatura alta.
Recheie as forminhas com o creme e leve para o forno por 15 min. ou até ficarem bem tostadinhos.
Retire do forno, deixe esfriar um pouquinho e desenforme com a ajuda de uma faquinha.
Polvilhe açúcar de confeiteiro ou canela em pó.



sábado, 15 de agosto de 2015

Key lime pie



Olá, como foi a semana por ai?
Por aqui foi uma semana mais tranquila com a primavera já se fazendo presente. Bento esta toda colorida e perfumada cheia de flores por todos os lados, mas a galera aqui em casa não comemora tanto a volta dela, pois significa a volta das alergias e como dizem por ai: faz parte né...

Mas voltando ao ponto principal, a receita de hoje que eu me enrolei um pouco pra colocar foi feita na semana passada para o dia dos pais, o meu pai não estava presente, mas o Ale merece todos os presentes do mundo e felizmente aqui em casa quando se pensa em presente, se pensa em comida! :) Dias antes eu tinha feito essa torta para um amigo, a torta foi e a vontade de comer ficou então decidimos que essa seria a sobremesa. A receita eu retirei de um dos blogs que eu mais gosto de acompanhar  A Cozinha Coletiva (lá ele conta um pouco sobre a história da torta).
A torta é daquelas super práticas de se fazer e é deliciosa.


Key lime pie
( rende uma torta de 23cm de diâmetro)

Massa
200 gr de biscoito tipo "Maria"
100 gr de manteiga sem sal derretida

Recheio
1 lata de leite condensado (395gr)
3 gemas
1/2 xícara (chá) de suco de limão (120 ml )
2 colheres (chá) de raspas de limão

Merengue
3 claras
180 gr de açúcar
raspas de limão

Preparo

Pré-aqueça o forno a 180°C.
No liquidificador, triture os biscoitos até virar uma farinha grossa. Transfira para uma tigela e misture coma manteiga. Forre o fundo e as laterais e vá apertando com a ajuda das costas de uma colher. Leve para o forno por 10 min.

Em uma tigela bata as gemas até ficar fofo e claro. Adicione o leite condensado, misture e por fim junte o suco e as raspas de limão. Recheie a torta.
Leve para o forno por 15 a 20 minutos até o recheio firmar.
Retire do forno e deixe esfriar completamente. Leve para a geladeira por no minimo 2 horas.

Leve o açúcar e as claras ao fogo em banho-maria por uns 4 min , misturando até o açúcar dissolver completamente.
Passe a mistura para a batedeira e bata em velocidade alta  até formar um creme fofo e brilhante e com picos firmes (demora um pouquinho). Misture as raspas delicadamente.
Usando um saco de confeitar ou uma espátula, cubra a torta com o merengue.
Polvilhe as raspas de limão e sirva!



sábado, 1 de agosto de 2015

Bolo de limão


  Olá, tudo bem?
Por aqui tá tudo certo, a semana foi cheia de encomendas: croissants, brioche recheado com brie, torta de limão, brownie...
E entrando na onda do limão, aproveitei para fazer um bolo. Tudo que tem limão fica ótimo, mas um bolinho fresquinho de manhã ou no café da tarde é de derreter o coração. :)

Falando em bolo, assisti essa semana ao primeiro episódio do Bake off Brasil e sinceramente foi o único reality show que eu vi e senti aquela vontade de ter participado. Será que só eu achei o nível dos participantes muito baixo? Mesmo que seja uma competição para ver quem é o melhor "confeiteiro" amador do Brasil, tu cria uma certa expectativa e espera que as pessoas escolhidas saibam fazer um bolo pelo menos, ainda mais se for o bolo da vida delas... sem comentários!

Voltando a receita, não é o bolo da minha vida, mas é delicioso, rápido e prático, tudo o que a gente precisa as vezes.


Ingredientes

1 xícara (chá) de manteiga derretida
1 xícara (chá) de açúcar
4 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de suco de limão
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
raspas de 1 limão

1 xícara (chá) de açúcar impalpável (açúcar de confeiteiro)
1/2 xícara (chá) de suco de limão

Preparo

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma com manteiga e polvilhe farinha. Reserve.
Misture o açúcar e a manteiga e bata até ficar fofinho.
Acrescente os ovos, a farinha, o suco e as raspas do limão, o sal e o fermento.
Bata tudo até ficar uma massa bem homogênea.
Coloque na forma untada e leve ao forno por 25 min. ou faça o teste do palito.
Para a calda, junte o açúcar e o suco do limão e misture bem.
Quando o bolo estiver frio, desenforme e derrame a calda por cima.