domingo, 28 de junho de 2015

Bolo brownie de paçoca - São João



  Nessa semana que passou tivemos o dia de São João, na escola da Gio não teve "festinha" somente um confraternização como a própria fez questão de frisar e isso me fez pensar no quão sem graça pode ser uma escola sem festa junina! Minhas melhores memórias de escola sempre giram em torno de algum evento e geralmente envolvendo comida :D e a festa junina era minha favorita. Muita comida, música, brincadeiras, é um daqueles momentos em que todo mundo é amigo de todo mundo, mesmo que no outro dia tu não receba nenhum oi..
  Partindo desse ponto eu fui além e notei que nem mesmo existe uma festa junina para toda a comunidade aqui em Bento, como assim? Ou eu estou muito por fora e não fiquei sabendo ou realmente não teve. Lembro de ir a festa junina da cidade com meus pais e ficar eufórica quando enxergava a barraquinha de cachorro quente (que não é nada caipira, mas tudo bem), de ficar com as bochechas ardendo de tanto tomar quentão (sim!), será que perdeu a graça? Prefiro nem pensar...

  Mas voltando ao tema principal, como tinha essa tal de "confraternização" era preciso levar algum prato e eu na minha vergonha admito que comprei uma poçoca pronta por não estar a fim de cozinhar... Coisas que acontecem.
Para me redimir fiz esse bolo de paçoca que ficou uma loucura. Faz um tempo que eu tinha visto essa idéia de trocar o bolo de baunilha ou qualquer outro sabor por brownie e deu super certo. Sei que brownie não tem nada a ver, mas não precisa ter e essa é a beleza de cozinhar. Como recheio usei um brigadeiro feito de paçoca e finalizei com ganache de chocolate branco.
Reafirmando o que eu disse antes, ficou uma loucura!!!

P.S.: Eu sei que existe o Festival do Quentão, mas estou falando de festas abertas.





Ingredientes

Brownie

300 gr de chocolate branco
170 gr de manteiga
100 gr de nozes picadas
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
algumas gotinhas de essência de baunilha

Preparo
Pré aqueça o forno a 180°.
Derreta a manteiga e o chocolate em banho maria.
Bata os ovos com o açúcar e a essência até ficar claro e fofo.
Junte a mistura de chocolate e os ovos batidos. Adicione a farinha e as nozes, mecha delicadamente até combinar tudo.
Divida a massa entre duas formas untadas e enfarinhadas e asse por 25 min. ou até formar uma casquinha crocante em cima.
Retire do forno e deixe esfriar.

Brigadeiro de paçoca

1 lata de leite condensado
5 paçocas rolha
2 colheres (sopa) de creme dei leite

Preparo
Misture o leite condensado e a paçoca esfarelada em uma panela.
Leve ao fogo mexendo sempre até atingir ponto de brigadeiro (desgrudar do fundo da panela).
Adicione as duas colheres de creme de leite e misture bem.

Ganache de chocolate branco

1 xícara de chocolate branco picado
1/2 xícara de creme de leite fresco (nata)
paçocas para decorar

Preparo
Coloque o creme de leite em uma panela, quando estiver bem quente, derrame sobre o chocolate picado e mexa até derreter totalmente o chocolate.

Montagem
Recheie o bolo com o brigadeiro de paçoca.
Derrame a ganache de chocolate sobre o bolo e finalize com as paçocas esfareladas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário