quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Bolo formigueiro e um ano de blog



 Eu estava olhando meus arquivos e me dei conta de que o blog completou 1 aninho de vida. Me pergunto,como é possível? Não vi esse tempo todo passar!
Lembro que no inicio foi bem difícil, eu tinha dificuldade em tudo, receitas, fotos, textos,frequência... Tinha muitas ideias mas não conseguia colocar nenhuma em pratica, isso me deixava muito frustrada! Acredito que comecei o blog com a ideia errada, queria ter um blog para que as pessoas o vissem. Hoje e somente hoje entendo que em primeiro lugar, cozinho, fotografo e escrevo para agradar ninguém mais, ninguém menos do que eu mesma! Sim, agora faz muito sentindo, como vou agradar alguém se não estou me agradando?Se não estou fazendo o que realmente gosto, não estou colocando minha identidade aqui? Percebi que quando gostamos de algo é porque conseguimos enxergar a alma da pessoa que fez exposta, criamos um laço, uma conexão e isso não vai acontecer se continuarmos a pensar no que as outras pessoas irão achar.
 Aprendi muito nesse tempo e aprendi da unica maneira possível, fazendo, errando, fazendo de novo, aprendizado é feito de tentativas, erros e acertos... Não acho que eu saiba muita coisa ainda, mas existe sim uma evolução natural do ponto de partida e isso me faz seguir interessada em aprender cada vez mais. E sim, não vou mentir dizendo que não fico feliz quando alguém faz uma receita, elogia alguma foto ou algum texto. é felicidade pura ver que a tua verdade faz sentido para alguém.

 Como a vida tá corrida,não consegui fazer nada especial, mas coincidentemente fiz um bolo que lembra aqueles da minha infância e muito provavelmente da infância de muitas pessoas. Quem é que nunca quis "catar" formiga para ajudar a mãe a fazer bolo formigueiro?



Ingredeientes

Bolo formigueiro

100 gr de manteiga em temperatura ambiente
3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara )chá) de leite morno
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de chocolate granulado

Brigadeiro

1 lata de leite condensado
1 pacote de oreo (quebrados)
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de creme de leite

Cobertura (buttercream)

1 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar impalpável (confeiteiro)
3-4 oreos sem recheio triturados
todo o recheio dos oreos da decoração

Decoração

2 pacotes de oreo sem o recheio


Preparo

Bolo
1.Em uma tigela, coloque a manteiga e o açúcar, bata até ficar volumosos. Adicione os ovos e misture bem.
2. Acrescente a farinha e o leite morno. Misture até ficar homogêneo.
3. Acrescente o fermento e por último o chocolate granulado.
4.Leve ao forno pré-aquecido  em 180° e asse por 30 min. ou faça o teste do palitinho.

Brigadeiro
1. Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e os biscoitos quebrados. Misture tudo fora do fogo.
2 Leve a panela ao fogo baixo e cozinhe mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela. Reserve.

Buttercream
! Em um bowl de batedeira, coloque a manteiga em temperatura ambiente e o açúcar. Bata em velocidade alta até ficar bem fofo e volumoso.
2. Acrescente o recheio dos biscoitos que servirão para a decoração. Bata até ficar bem incorporado.
3.Acrescente os biscoito triturados e misture bem.

Montagem

1. Coloque o primeiro bolo em um prato e umedeça com uma calda.
2 Coloque o recheio e espalhe bem.
3. Coloque o segundo bolo de cabeça para baixo, assim o bolo ficará bem nivelado.
4. Cubra o bolo com uma camada fina de buttercream e leve para a geladeira. Essa primeira camada serve para tirar as imperfeições do bolo.
5. Cubra com o restante do buttercream e decore com os biscoitos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário